Somos uma comunidade acolhedora!
A ASPARMIG foi criada com o objetivo de ajudar a pessoa com Parkinson a ter melhor qualidade de vida, já que se trata de uma doença neurológica grave, degenerativa ainda sem cura, com severos efeitos físicos, motores e cognitivos.

Em que acreditamos
No poder da ação interdisciplinar como estratégia de discussão e desenvolvimento de soluções para pessoas com a doença, seus familiares e cuidadores. Este é o principal diferencial da ASPARMIG!
Venha nos conhecer e fazer parte da nossa jornada pela vida e por mais qualidade de vida.
Nossos métodos e atividades auxiliam a prática de hábitos saudáveis que trazem melhor qualidade de vida para as pessoas com Parkinson.
Apresentamos a seguir algumas das atividades desenvolvidas pela ASPARMIG, presenciais e online.

FISIOTERAPIA
A fisioterapia no Parkinson tem um papel muito importante no tratamento da doença pois proporciona uma melhora no estado físico geral do paciente, tendo como objetivo principal com a restauração ou manutenção da função e incentivo à realização das atividades de vida diária de forma independente, dando assim uma melhor qualidade de vida.
Redução das limitações funcionais causadas pelas alterações na postura, na rigidez, lentidão dos movimentos;
Na manutenção e/ou aumento das amplitudes de movimento prevenindo contraturas e deformidades;
Na melhora do equilíbrio, coordenação e marcha;
Aumento da capacidade pulmonar e resistência física geral;
Prevenção a quedas;
É importante também o apoio familiar pois irá auxiliar que as atividades também sejam encorajadas em casa, já que períodos prolongados de sem tratamento podem comprometer o objetivo.
FONOAUDIOLOGIA
A prática diária de exercícios de fonoaudiologia é fundamental para a pessoa com doença de Parkinson pois auxilia na melhora da autoestima e da qualidade de vida relacionada a comunicação e deglutição.
As orientações e os exercícios fonoterápicos contribuem para uma melhor emissão vocal, para uma fala mais clara e compreensível, para uma expressão facial mais condizente com as suas emoções e para uma deglutição mais eficiente e segura.
Recomendamos que o acompanhamento fonoaudiológico seja o mais precoce possível para a prevenção de engasgos e complicações pulmonares, bem como para a manutenção das capacidades comunicativas.
Fonte: Bárbara Carvalho e Laila Souza / Fonoaudiólogas da ASPARMIG


LIBERAÇÃO FASCIAL DA DOR
A atividade consiste na aprendizagem de técnicas de liberação das dores físicas e emocionais, para serem realizadas de forma autônoma e independente no dia a dia, sem sair de casa e com materiais adaptados.
Ministrada pela Doutoranda Tamires Cortat, graduada em Educação Física
ACUPUNTURA
“Verificamos uma evolução positiva em quase todos os quesitos analisados”, reforçou o fisioterapeuta, em entrevista ao Jornal da Unicamp.
De acordo com ele, esses resultados podem contribuir para a qualidade de vida dos portadores de Parkinson, um problema crônico e degenerativo. Mais: o tratamento pela medicina tradicional chinesa possui poucas contraindicações e efeitos colaterais mínimos. Sem contar que pode ser associado a remédios ou técnicas de fisioterapia.
Fonte: https://saude.abril.com.br/bem-estar/acupuntura-para-quem-tem-parkinson/


GRUPO DE APOIO
Beneficios do Grupo de apoio; bem-estar, a autoestima e a socialização de pacientes com doença de Parkinson. Informações e trocas de experiências.
OFICINAS DE ARTE TERAPIA
Conversa em documentário feita pela rede Globo, relatando movimentos sociais promovedores de saúde pública, citamos um artigo com a artista plástica Ariclê Tosin, que através do voluntariado e da arteterapia está estimulando pacientes com Parkinson com a arteterapia, promovendo aos pacientes benefícios talvez até maiores que qualquer remédio.
Fonte: http://redeglobo.globo.com/rpc/noticia/2016/05/artista-plastica-ajuda-pacientes-de-parkinson-com-arteterapia.html

Devemos sempre procurar por novos aprendizados e novas formas de re-aprender a sermos felizes e continuar realizando tudo ao nosso alcance.
Enfatizamos a relevância em conhecermos bem a condição que nos acompanha 24 horas de cada dia, como também o desenvolvimento da capacidade de aceitação dela e aprendizagem constante e evolutiva de como vamos lidar com seus sintomas incluindo, incluindo exercícios diários de corpo, mente e alma.
Além da quantidade remédios hoje já existentes e disponibilizados a nós, lembrando que quando se tratado de remédios sempre bem acompanhado de um médico, pois em alguns casos mais vale exercícios físicos e mentais para melhorar seu estilo de vida.
ENTRE EM CONTATO
Tire sua dúvida, sobre o que você quer falar, o que esta precisando?